Hoje leremos um dos relatos mais lindos da Bíblia: o reencontro de Jacó com José.
Você sente saudade de alguém? Existe alguém que você não vê há muito tempo? Que quer ficar pertinho?
Depois de muitos anos, Jacó pode novamente rever seu filho, o primeiro de Raquel, sua esposa amada, pela qual ele trabalhou 14 anos. Durante muito tempo Jacó chorou pela ausência de José. E, certamente, José chorou com saudade de casa, principalmente quando via-se perdido, sozinho, preso ou sofrendo injustiça.
Esse relato nos faz pensar que José foi o salvador de sua família. De certa forma foi mesmo. E quando ele pôde garantir a sobrevivência de seus irmãos, cunhadas, pai e todo o restante da família, ele não se vingou de ninguém pela injustiça sofrida no passado. Pelo contrário. Seus familiares foram morar na melhor parte do Egito.
Pois bem, nosso Salvador também fará o mesmo conosco, quando nos reencontrarmos com Ele. Não teremos nenhum dedo apontando para nossos erros passados.
Não teremos ninguém dizendo: "Viu só? Não te disse?". Saberemos o que fizemos de certo e de errado. Certamente nos envergonharemos por isso.
E Deus, cheio de saudade e feliz da vida, vai receber a cada um de nós com um abraço bem grande, dizendo: "filho, você vive!"
Gênesis: 43-45
Comentario por Vinicius Assef.